O home care é uma ótima opção para a continuação de tratamentos após a desospitalização.

O home care é uma ótima opção para a continuação de tratamentos após a desospitalização.

O que você precisa saber sobre assistência domiciliar (home care) para idosos

Nos últimos anos e por conta da pandemia, a assistência domiciliar, conhecida também como home care, tem sido uma excelente forma de prestação de serviço para os idosos, considerando os desafios de locomoção e o risco de contaminação no ambiente hospitalar.

Esta modalidade tem sido oferecida tanto no setor privado quanto no setor público, apesar de não estar previsto no rol de coberturas obrigatórias da ANS.

Assistência domiciliar para idosos tem uma série de benefícios e vantagens que contribuem não só para a recuperação do paciente, como também para o suporte à família e o sistema de saúde em geral.

Veja:

  • reintegra o paciente em seu contexto familiar
  • proporciona assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família
  • estimula uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto
  • contribui para a otimização dos leitos hospitalares e do atendimento ambulatorial, visando a redução de custos

De acordo com o artigo “Atendimento domiciliar ao idoso: problema ou solução?” publicado no site scielo.br – a assistência domiciliar insere-se dentro de um modelo gerontológico que visa, na medida do possível, reinserir o idoso na comunidade, preservando ao máximo sua autonomia, buscando a recuperação de sua independência funcional, mantendo-o como um cidadão ativo, participativo, produtivo e afetivo. Além de diminuir as reinternações e o risco de infecção hospitalar.

O home care deve ser indicado por um médico quando há necessidade de monitoramento, aplicação de fármacos, trocas de curativos e fisioterapia. A assistência domiciliar também pode ser considerada quando o paciente:

  • necessita de muitos dias de hospitalização ao ano (cuidados complexos)
  • clinicamente estáveis com grave insuficiência funcional (cuidados a longo prazo)
  • com problemas agudos ou crônicos
  • tratamento paliativos

Especialista na Assistência Domiciliar

Assistência domiciliar foi considerada uma das áreas com grande crescimento no futuro, devido ao aumento da população de idosos no Brasil. Com a demanda crescente, oportunidades foram criadas, e hoje podemos contar com profissionais multidisciplinares especializados no atendimento domiciliar, tais como: nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Fale conosco agora mesmo!

grupo cuidar

 

 

Fontes:

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/geriatria/presta%C3%A7%C3%A3o-de-cuidados-a-idosos/assist%C3%AAncia-domiciliar

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000400013

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3149.pdf

Leave a Reply

Your email address will not be published.